quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Protocolos de comunicação e redes

Na ciência da computação, um protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais. De maneira simples, um protocolo pode ser definido como "as regras que governam" a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação. Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou por uma combinação dos dois.

Importância
O uso difundido e a expansão dos protocolos de comunicação é ao mesmo tempo um pré-requisito e uma contribuição para o poder e sucesso da Internet. O par formado por IP e TCP é uma referência a uma coleção dos protocolos mais utilizados. A maioria dos protocolos para comunicação via Internet é descrita nos documentos RFC do IETF.
Geralmente apenas os protocolos mais simples são utilizados sozinhos. A maioria dos protocolos, especialmente no contexto da comunicação em rede de computadores, são agrupados em pilhas de protocolo onde as diferentes tarefas que perfazem uma comunicação são executadas por níveis especializados da pilha.
Enquanto uma pilha de protocolos denota uma combinação específica de protocolos que trabalham conjuntamente, um modelo de referência é uma arquitectura de software que lista cada um dos níveis e os serviços que cada um deve oferecer. O modelo clássico OSI, em sete níveis, é utilizado para conceitualizar pilhas de protocolo.


Exemplos de protocolos de comunicação em rede
  • IP (Internet Protocol)
  • DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
  • TCP (Transmission Control Protocol)
  • HTTP (Hypertext Transfer Protocol)
  • FTP (File Transfer Protocol)
  • Telnet (Telnet Remote Protocol)
  • SSH (SSH Remote Protocol)
  • POP3 (Post Office Protocol 3)
  • SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)
  • IMAP (Internet Message Access Protocol)


O IPX é um protocolo que utiliza data gramas, ou seja, cada pacote é tratado como uma entidade individual, não possuindo nenhuma relação lógica ou de sequência com outros pacotes. As tarefas realizadas pelo protocolo IPX incluem endereçamento e roteamento possibilitando assim a movimentação de pacotes de dados entre modos da rede. O protocolo IPX define esquemas de endereçamento inter-redes, confiando ao hardware da rede a definição do endereçamento dos modos. O endereçamento inter-redes é implementado pelo IPX através de números de redes. A cada segmento de rede deve ser atribuído um único número que será utilizado pelos roteadores para encaminhar um pacote para o segmento ao qual esta destinado.

 NetBEUI tem sido trocado pelo TCP/IP nas redes modernas. Ao contrário do TCP/IP, o NetBEUI foi concebido para ser usado apenas em pequenas redes, e por isso acabou tornando-se um protocolo extremamente simples, que tem um bom desempenho e não precisa de nenhuma configuração manual, como no TCP/IP. Em compensação, o NetBEUI pode ser usado em redes de no máximo 255 micros e não é roteável, ou seja, não é permitido interligar duas redes com ele. É possível manter o NetBIOS activo junto com o TCI/IP ou outros protocolos, neste caso os clientes tentarão se comunicar usando todos os protocolos disponíveis.

1 comentário: